sexta-feira, junho 07, 2013

Lanterna Marvelizado (Marvelized Lantern)

O astronauta está na Terra mais uma vez, e mais uma vez (em prol do prometido cachê de sete dígitos direcionados à sua conta) por puro prazer, fazer algumas observações (atrasadíssimas) a respeito de um filme que só agora está em cartaz no planeta vermelho, e que não está sendo muito bem recebido pela crítica especializada marciana, algo parecido com o que ocorreu aí no planeta azul em 2011.


A DC (Desesperada Concorrência), vendo a arquirrival Marvel estraçalhar-lhe vorazmente as costelas nas bilheterias cinematográficas de todo o globo, resolveu contra-atacar, apostando nos personagens de seu multiverso. Até aí, a Terra toda se perguntava se eles iriam chacoalhar a capa preta e pontiaguda do morcego mais uma vez, ou tentar ressuscitar a capa vermelha antológica do homem de aço. A resposta foi: nenhum dos dois.

Nenhum dos dois?! Vocês só sabem fazer filme dos dois, pô!

A ideia (ousada para os padrões restritos da DC) era investir no ícone número 3 da casa: o Lanterna Verde. Até então, ninguém mais da editora parecia ter chances de estrelar um filme próprio, se não fosse um dos dois “finnest”, ou coadjuvante dos finnest em um filme da Liga da Justiça. A chance foi dada, e os prometidos vindouros dias mais claros... Foram engolidos, todos de uma vez, pela noite mais densa. O filme, apesar de ser da DC, parecia “marvelizado”, mostrando a afobação da referida editora em copiar a rival, a fim de copiar também seus lucros e repercussão, vide o excesso de piadinhas, tiradas, assim como os easter eggs referentes ao multiverso, e a já clichê cena pós-créditos. Só para comprovar o desespero de copiar a Marvel, os produtores do filme fizeram questão de dizer que este seria o Homem de Ferro da DC.


Tentei desbancar os Two Finnest, mas tá difícil, DC!
A Diamond Comics com certeza poderia ter trabalhado Hal Jordan no mesmo estilo que Nolan fez com Bruce Wayne. Não necessariamente com pseudo-realismo e atmosfera sombria, mas com trama mais elaborada, explorando mais a mente do super-herói, seus medos, conflitos e ambições. E deixado o timing cômico para a Marvel, pois assim teríamos duas grandes referências à perfeita simbiose HQ-Cinema, cada uma à sua maneira, e não, uma bem sucedida com a maioria de seus personagens, e outra que só consegue emplacar com os Two Finnest.



SEM MAIS DELONGAS

OS FATOS:

-O filme mostra considerável fidelidade às HQs, preservando elementos tais como a origem do Lanterna protagonista, os personagens coadjuvantes, os lugares apresentados (Ferris Aeronáutica e Coast City por exemplo), a parada do anel amarelo, o medo afetando o desempenho do anel e os vilões. Em suma, AO MENOS, NÃO SE ESQUIVARAM TOTALMENTE DO CONTEXTO TRADICIONAL DO GLADIADOR VERDE (EXCETO CAGAREM COM O PARALLAX).


-A trama do filme abusa das piadinhas, apesar de que elas até que funcionam em sua maioria, mas descaracterizam um pouco Hal Jordan, deixando-o com um ar mais palhaço. Em suma, OU COLOCARAM HUMOR AÍ PARA FACILITAR A ATUAÇÃO DO REYNOLDS, OU QUISERAM COPIAR O ESTILO MARVEL DE DESCONTRAIR SEUS HERÓIS PERANTE O PÚBLICO.


-Durante a cena do voo-teste dos raptors na base de aviação da Ferris, o codinome de piloto da Carol (Blake Lively surpreendentemente segura em seu papel), é Safira (“Oooooh!”), e o seu capacete apresenta um desenho na lateral que se não é, se assemelha muito com a insígnia da clássica vilã Safira-Estrela (nome de drag queen em performance, que nem Shayera Hol). Em suma, A DC ANDOU SORRATEIRAMENTE COPIANDO A ESTRATÉGIA DA MARVEL DE FAZER EASTER EGGS.


-Na cena pós-créditos, Sinestro (Mark Strong ótimo, mas isso não é surpresa) enfia o dedo no anel amarelo forjado do medo, e assume seu visual clássico de supervilão, dando a entender que será ele o nêmesis da continuação que não mais será realizada. Em suma, A DC COPIOU DESCARADAMENTE A ESTRATÉGIA DA MARVEL DE LIGAR SEUS FILMES OU SEQUÊNCIAS POR CENAS PÓS-CRÉDITOS. MESMO SABENDO QUE ESTE FILME NÃO TERÁ SEQUÊNCIA NENHUMA.



MANDOU BEM: 

-Ryan Reynolds (por incrível que pareça), saiu-se bem como Hal Jordan, embora tenha mais perfil para vestir uma roupa vermelha com um raio no peito. Ele mostrou segurança em alguns momentos à frente do papel, como nas cenas de ação e nas tradicionais piadinhas, embora nas cenas de romance com sua patroa, tenha soado muito forçado.


-Os efeitos especiais, desde os construtos até Oa (fantástica), passando pelos uniformes da Tropa, os guardiões e o design corporal dos membros alienígenas da referida. A ideia de fazer um CGI do uniforme do super-herói foi legal, e deveria ser mantida para futuros filmes (sim, o Astronauta crê que haverá outros, mesmo que reboots!), embora custe uma quantidade assombrosa de doletas marcianas.


-Hector Hammond, talvez o único personagem devidamente bem trabalhado no filme, com sua cabeça fraca e sofrida devido ao desprezo do pai, da garota que ama, e inchada (literalmente!) por poderes telecinéticos e telepáticos, após cutucar a ferida fatal do Abin Sur. É o clássico tipo de vilão que a gente sente dó e entende sua vilania. Pena que foi sacrificado na parte final do filme, para dar espaço ao “fumação do mal”.

Aprende a fazer filmes, DC!! PORRA!!!
MANDOU MAL

-Ô roteiro apressado! A trama corre tanto, mais tanto, tanto, tanto (Arf! Arf!) que perde o fôlego rapidamente, e o filme fica muito resumidinho e infantilizado. Hal Jordan aprende a lidar com o anel muito rapidamente, sendo que poderiam focar mais a sua dificuldade em amadurecer sua mente, dominar o medo e consolidar seus construtos, assim como o ritmo de seu treinamento em Oa. Os outros lanternas, como Kilowog (R.I.P Michael Clarke Duncan) e Tomar Re, também poderiam ser mais trabalhados, e não ficarem como coadjuvantes (pau mandados) do Sinestro.


-Mandar Parallax logo de cara, fala sério! Isto é um vilão para ser gasto num último filme de trilogia (grande demais até para um 2°). Custava terem feito uma trilogia Hector Hammond-Sinestro-Parallax, custava?! Hein?! Custava?! Sem contar, que graças à pressa do roteiro, o monstrengo ficou extremamente raso, superficial, e foi rebaixado a um mísero “fumação do mal”. Quem lê quadrinhos do Lanterna sabe que o vilão é MUITO mais que aquilo e exige mais esmero ao ser trabalhado.

Mais parece um fóssil peixe do período triássico.
-Martin Campbell, o diretor, que afirmou logo após o fiasco do filme, que nunca acreditou no potencial do personagem de fato, e que só aceitou dirigir porque surgiriam muitos milhões de moedinhas em sua conta bancária, caso o fizesse. Lamentável saber que o planeta Terra (e Marte também) ainda conta com posturas antiprofissionais como esta.

Toma essa, Campbell, seu filho duma rapariga korugariana!!!
PARECER FINAL:

Nível
Desempenho
Comentário
5
Excelente
Vale cada centavo do ingresso!
4
Ótimo
Acima da média, matou a pau!
3
Bom
Descompromissado, mas é diversão garantida!
2
Regular
Frustrante, era de se esperar mais!
1
Ruim
Por favor, poupe seu dinheiro!

    Astronauta, desligo *thzzz*                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário