sexta-feira, maio 03, 2013

Tony Stark 3

1, 3, 2


Esta é a ordem decrescente de qualidade da trilogia Homem De Ferro, franquia de $uce$$o garantida pela Marvel. O recente Iron Man 3 tem todo aquele clima de despedida,  encerramento e afins. O final até que é legalzinho, mas bem dentro dos clichês de desfecho, portanto nada novo. O filme empolga em vários momentos, tem ação, explosão e cenas de luta bem dentro do estilo “Marvelway” de cinema. Mas dizer que ele é o melhor da série... Ah... Não! Não MESMO!



POR UM LADO...

POR OUTRO...

Supera, e muito, Iron Man 2 (2010), o que era OBRIGAÇÃO! Deus nos livre de Mickey “Whiplash” Rourke e aquele Justin “Chatonildo” Hummer sem noção. Até hoje me pergunto por que desloquei minha nave de Marte pra ver aquilo! A trama do ‘3’ é mais interessante, não deixando espaço excessivo para a egoidolatria Starkiana, como feito no antecessor.  (A Marvel deve ter sacado isso!).
É superado por Iron Man 1, ou melhor, Iron Man (2008) (sempre acho estranho chamar os primeiros filmes de franquia de ‘1’). Apesar de ser uma ‘despedida’ do personagem, o ‘3’ não parece impactar como o ‘1’. Talvez porque todo o fascínio pelo universo de Tony ficou fixo no primeiro filme, e este terceiro nos trouxe apenas MAIS DO MESMO. Fora o que fizeram com o Mandarim, fala sério!



SEM MAIS DELONGAS:

OS FATOS:

-A trama mostrou um lado bem mais vulnerável de Tony Stark, um pouquinho “desplayboyzado”, mais humanizado, mas sem perder sua persona verborrágica e de humor astuto.  Em suma, CARISMA INTACTO.



-O herói agora está paranoico, atormentado, insone, devido aos acontecimentos daquele filme bilionário de 2012, que reúne seus colegas: loiro-do-martelo, homem-bandeira e fúria-verde. Em suma, EFEITO PÓS-VINGADORES... Confere. 
Então... Aquilo era o Mandarin?!

-Stark passa o tempo agora criando Marks, Marks, Marks e mais Marks, buscando preencher uma angústia típica de quem escapou de um buraco de minhoca espacial, após lançar um supermíssil contra a central de comando dos Chitauri, do outro lado do universo, e quase bater as botas (Bendito urro do Hulk!). Em suma, EFEITO PÓS-VINGADORES... Confere de novo. 




-Pepper Potts está bem mais presente no filme, chega até ser a grande heroína no final, não mais se limitando a “alívio romântico”. Ela chuta bundas e até se enfia em uma Mark. Em suma, uma PEPPER mais “PEPPER”.



-James Rhodes não está tão sumido assim do filme como dizem outros sites, na parte final ele tem boa atuação ao lado de Tony no tradicional “quebra-pau decisivo” com o vilão principal (que NÃO é o Mandarim... Num é possível que fizeram AQUILO com o Mandarim!) Em suma, seja como Patriota de Ferro ou Máquina de Combate, COMPANHEIRO É COMPANHEIRO!! 



-Aldrich Killian (brilhante Guy Pearce!), patrono da tecnologia Extremis, tem um objetivo em criar seres geneticamente aprimorados e feitos internamente de... Brasa!? (???????) Mas nutre uma raiva por Tony, por ter sido destratado pelo mesmo quando o vilão era apenas um universitário espinhento, quatro-olhos e dentuço, doido para mostrar seu então projeto ao herói (motivo clichê para a vilania, “o cara me ignora, então, com meu orgulho ferido, vou estudar pra ficar rico, bonito e... Dominar o mundo! UAU! SOU MAU!”). Sim, é ele o vilão de fato, do filme. Mandarim... Bom... Leia a seção “mandou mal” deste blog. Em suma, QUEM SERIA "PEIXINHO" FOI O TUBARÃO, E QUEM SERIA O TUBARÃO, NEM PEIXINHO FOI! 








MANDOU BEM: 





-O elenco como um todo. Entrosamento total. Downey Jr. comanda a festa, e mais uma vez ‘owna’ como Tony Stark. Jon Favreau, que desta vez só atua, não dirige, cativa como o ex-guarda-costas metido a brucutu Happy Hogan, mesmo com pequena participação, mas decisiva para a obstinação do herói em vencer o Mand... Aldrich Killian! 
Eu disse que ele ia esquecer o crachá, porra!

-Destaque para a farra e sacrifício das armaduras, um deleite para os fãs mais “ferrosos”, que trouxeram um ar mais épico ao filme. 
Mas não tão épico assim, relaxa!

-O humor também se faz presente, característica de todos os filmes da franquia. O filme segue o mesmo padrão “engraçadinho” dos antecessores, não é mais sombrio como muito se especulava. Muito pelo contrário, é tão divertido quanto! 
Filme de super-herói sombrio? Tony Stark Não É Bruce Wayne
-As referências aos Vingadores, e aos outros dois filmes mostram que a Marvel realça mesmo o conjunto da sua obra. E QUE VENHA A FASE 2!!!
Se não me avisam, jamais reconheceria a HULKbuster. (A que apareceu no filme era de outra cor)


-Um garotinho que eu já esqueci o nome, uma típica criança pobre sonhadora que se encontra ao acaso com o herói bilionário, e acaba ajudando-o de certa forma. Apesar do clichê, o menininho mandou bem e merece destaque. 
Tio Tony, dá um trocado aí?



-Uma inesperada e ótima participação de Bruce Banner no filme, como um “psicólogo” de Tony (esperem a cena pós-créditos). 
E foi isso que fizeram com o Mandarin?! Ah Nem!!...  
MANDOU MAL: 

-Não entendi os subvilões subalternos do Aldrich, com aqueles poderes à la Gambit de derreter e explodir metal, apenas tocando neles (qual seria o propósito daquilo?). Eles também cuspiam fogo (!!!!), e o cuspidor-mor (Aldrich) ainda ganhou uma tatuagem de dragão no clímax do filme (surgida do nada e sem explicação!!!), talvez uma desastrosa alusão a Fing Fang Foom (acho  e espero que não). 
Depois dessa, até um dragão verde gigante de sunga azul vai impor mais respeito que o Mandarin!

-Mandarin, com certeza a grande frustração (pra não dizer coisa pior) do filme. (Ben Kingsley, você é um ator Shakespeareano, como deixou aquilo acontecer????) No trailer, Mandarin amedrontava, e até no início do filme também, mas da metade pro final se revela um tiozinho bebum que aceitou interpretar um personagem especificamente criado para ser O terrorista de ameaça global (isso mesmo, Mandarin no filme é só uma farsa barata),  apenas por grana e mulheres. E ainda mostrou ser um covarde, pau mandado e desmandado do Aldrich. O tiozinho ainda se borrou todo de medo na hora do aperto, com direito a humor pastelão. Simplesmente pegaram o maior inimigo do Homem de Ferro e transformaram-no em um lamentável alívio cômico. Neste aspecto, desrespeitaram demais os fãs. Chega a parecer que odiavam o personagem, pois ridicularizaram ridiculamente da maneira mais ridícula possível um grande vilão, que poderia ter “ownado” a franquia, se fosse levado a sério. Pena! 
O que fizeram comigo naquela porra?!?!
PARECER FINAL: 

Nível
Desempenho
Comentário
5
Excelente
Vale cada centavo do ingresso!
4
Ótimo
Acima da média, matou a pau!
3
Bom
Descompromissado, mas é diversão garantida!
2
Regular
Frustrante, era de se esperar mais!
1
Ruim
Por favor, poupe seu dinheiro!

Um comentário: