domingo, maio 05, 2013

SIB (Síndrome da Inferioridade Brasileira)

Brasileiro e o seu complexo de vira-lata.

É sempre interessante para vocês, brasileiros (eu sou marciano, lembrem-se!), descobrirem o que as outras nacionalidades pensam a seu respeito, não é? Os terráqueos habitam a mesma casa (este fascinante planeta azul!), mas se subdividem em nações, estados, províncias, condados, etc., possuem uma vasta gama de culturas, línguas, comportamentos, crenças, dentre outros aspectos que enriquecem qualquer enciclopédia galáctica que resolva direcionar seus estudos para cá. Quando assuntos como este entram em voga, proliferam comentários do tipo:

  • "vergonha de ser brasileiro...", 
  • "brasileiro só passa vergonha..."
  • "só no Brasil isso mesmo..."
  • "Aqui é Brasil, né?! Então já viu..."
  • "Deus criou tsunami pro Japão, terremoto pra China, vulcão pra Itália e tornado pros EUA, porque pro Brasil ele guardou a corrupção..." 














Enfim, será que é realmente assim?  Eu sei que a internet abrevia muito a extensão do globo terrestre (em termos de informática), (e que as notícias recentes fortalecem nossa descrença com relação ao país e sua imagem) uma coisa é enxergar e confiar pela webcam, pela descrição de links e sites, pelos filmes e programas de tv, mas outra é estar PISANDO O CHÃO, OUVINDO O BARULHO e RESPIRANDO O AR local. Ou... Ouvir de quem NÃO é da área, mas está nela, para então verificar se vocês estão absolutamente certos, ou redondamente enganados a respeito da "maldição brazuka." 

Vamos lá então...

Como cidadão extraplanetário, eu resumirei a notícia indo DIRETO AO PONTO (ai!),  seccionando o que os tupiniquins têm de bom e de ruim conforme a ótica de estadunidenses (geograficamente falando, eles não são os únicos americanos), alemães, franceses, ingleses, argentinos e outros que já estiveram (ou ainda estão) pelo país. NotaAlguns detalhes parecerão supérfluos...


O Brasil é bom porque...
O Brasil é ruim porque...
É extremamente sociável e inclusivo. Estrangeiros tendem a ser mais sorumbáticos e antissociais. 
O brasileiro é preguiçoso e malandro. Definitivamente, os brasileiros não figuram como “responsáveis” pelos padrões estrangeiros. 
Aqui se escova os dentes quatro vezes ao dia. Acreditem, alguns europeus nem mais dentes têm para escovar (vide ingleses e escoceses ‘adeptos’ do sorriso “1001” e de nenhuma escovada ao dia).
As pessoas daqui categorizam seus relacionamentos em estágios: peguete, ficante, namorada, noiva, esposa, amante. Gringos (nem todos) são mais tradicionais e ainda ficam muito desconfortáveis quanto a este padrão comportamental. 

É muito receptivo, qualquer um que chega, já é imediatamente incluso em um grupo de amigos. Apesar de apreciarem muito, os gringos são bem metódicos quando são eles os anfitriões
Exaltam o futebol como religião, e cada time como um templo. Para os estrangeiros, futebol é bom, mas limita-se a uma prática esportiva de entretenimento, não mais. 
Possui o melhor café do mundo, conforme os paladares estrangeiros. Confesso que esta eu  me surpreendi, pois jurava que era o café colombiano.
É muito barulhento, sendo excessivamente farrista. Mais uma vez, a característica sorumbática do gringo fala mais alto aqui.
Possui muitos músicos talentosos em bares, e as melodias costumam ser alegres e cheias de vida. (vejam bem, músicas de bares, e não pérolas da mídia)
As pessoas costumam se atrasar a eventos, marcar às 19:00 hs significa chegar ás 20:00hs, e isto IRRITA os pontuais e sistemáticos gringos.
As pessoas são mais pacientes, estão sempre indo devagar para o metrô/ônibus, e esperando ‘de boa’ em filas. E sempre parecem dispostas a um 'papinho' durante a espera. Estrangeiros em situações semelhantes em seus países,  mordem se alguém tentar dizer 'oi'.
As pessoas não sabem dizer não. O brasileiro enrola, enrola, para “poupar da verdade”, mesmo quando a verdade precisa ser urgentemente dita, doa em quem doer.
Aqui se pode pedir pizza, metade de um sabor, outra metade de outro. A gringada acha essa ideia simples e genial (Tô de zoa não!). 
Qualquer sistema tá “fora do ar”, principalmente os terminais de pagamento do cartão de crédito.

Possui as mais belas praias do mundo. Sonho de consumo das férias de 90% dos turistas estrangeiros. Por natureza, és realmente um país abençoado.
Sofrem de um crônico processo de inferioridade, achando que são muito ruins porque são brasileiros, ou vice-versa. Eles não abrem os olhos para a realidade.



Todos os gringos entrevistados respiraram, pisaram e ouviram o Brasil.  Alguns deles garantem que já visitaram ou moraram em várias cidades pelo MUNDO, e jamais conseguiram: 


  • achar gente que dirige bem (porque só o trânsito no Brasil é horrível, segundo a SIB).
  • achar um trânsito bom (porque só no Brasil que o tráfego "empaca").
  • achar um local onde a corrupção é só teoria (porque Brasil é o "País da Corrupção").
  • achar um local que não tenha nenhuma pessoa grosseira (porque só os brasileiros são mal-educados e o resto do mundo não).
  • achar um local invulnerável a violência e ao tráfico. (conforme a SIB, são males especificamente brasileiros, não mais achados em nenhum lugar do mundo).


Isto não foi pesquisa feita sob medida pela Rede Globo. Conforme se vê por este tosco painel comparativo, se fizermos um apanhado geral, verificamos que a habilidade social do brasileiro é cobiçada e admirada pelo gringo, naturalmente retraído e desengonçado. Por outro lado, o 'jeitinho' do brasileiro causa estranheza e desconforto, pois o estrangeiro não tem dificuldade alguma em ser objetivo, não aprecia nenhum pouco a delonga dos brasileiros (para ele, 19:00 hs são DEZENOVE HORAS), e não curtem expor seu lado emocional para qualquer um ou por qualquer coisa.  

O artista australiano Nick Cave detestou a experiência de morar no Brasil (de 1990 a 1993), pois segundo ele, se você é do tipo de pessoa reservada, que gosta de ter seu espaço devidamente preservado e respeitado, o BRASIL não é seu lugar.


Will.I.Am , artista estadunidense, por outro lado, já visitou o Brasil umas 20 vezes, e pensa seriamente em comprar uma casa no Rio, pois ele já declarou umas trezentas vezes que se identifica demais com a alegria contagiante dos brasileiros.

Acredita-se que um dos 1°s passos para uma nação crescer é prosperar seu orgulho. Os alemães cometeram atrocidades nas 2 Guerras Mundiais, fizeram o mundo inteiro odiá-los, foram arrasados em ambas as situações, e mesmo assim, continuam exaltando seu patriotismo, e hoje são, de longe, a economia mais forte da Europa. Em suma, NÃO DEIXARAM SURGIR E NEM EVOLUIR UM COMPLEXO DE VIRA-LATA ALEMÃO.

Falando em patriotismo exaltado, os estadunidenses já financiaram e protagonizaram inúmeras guerras, todas ferindo e matando muita, muita, muita gente inocente. O sentimento anti-USA ganhou fôlego nas últimas décadas, pois o Tio Sam sempre possuiu aquela postura de "o resto do mundo que limpe a merda que cagamos". E daí? Os estadunidenses (canadenses e mexicanos também são geograficamente Norte-Americanos) possuem uma "SIE" (Síndrome da Inferioridade Estadunidense)? Claro que não, qualquer vitória, mesmo que não merecida, e a população manda ver em coro: "U-S-A...U-S-A...U-S-A..." 




Portanto, o dia em que o Brasil erradicar a SIB, e o COMODISMO que ela causa ("Aqui nem adianta tentar porque é Brasil"...) (chega de babar ovos pros gringos, eles também fazem merda), quem sabe os outros defeitos sociais não sigam o mesmo caminho, e o país atinja o tão almejado patamar de POTÊNCIA e abandone o status de PUTÊNCIA

E ainda ganha de troco, reconhecimento e respeito.

[Atualizado 21/06]


Viram?! Era mais ou menos disso que o astronauta estava falando.

Astronauta de Marte desligo <thhhzzz>...

Eu ainda vou postar a visão dos marcianos sobre a Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário