sábado, maio 18, 2013

D´OH!!!!


Graças ao chargista Matt Groening, desde 1989 o planeta Terra tem isso aqui ó:


Sem dúvida alguma, é a família favorita da Terra (e de Marte também), e também a mais lembrada, talvez pelo seu humor de natureza assaz inteligente, perspicaz, debochado, satírico, surpreendente e acima de tudo, politicamente incorreto IRÔNICO! E também por que... Eles são amarelos?!?  





MAS POR QUÊ?
OK! Raciocinem com o Astronauta... Os anos 80 tinham uma penca de séries sitcoms sobre famílias “bonitinhas”, que sempre passavam lição de moral nos seus episódios, e a figura paterna era aquele poço de sabedoria e exemplo de ética e conduta. Ah! E TUDO dava certo no final (ao menos em 99% das vezes)! Incrível! E apesar de serem classificadas como séries cômicas, não raro, víamos episódios com muito mais carga emocional (drama), do que humor de fato. Uma hora, o telespectador iria cansar de tanta pieguice.




Daí vem este quinteto e “põe tudo a perder”:

SÃO ELES:

PAPAI


-“Homero” Simpson é o cara (e é O CARA também!), que se fosse brasileiro, com certeza escreveria “fáceo”, falaria “bibrioteca” e viveria nos “Butekim do Arlindo” da vida, turbinando o fígado com uma lata/garrafa de Sara Kubsticheck de Oliveira.
-Ele possui um emprego “má-ou-meno” na Usina Nuclear, embora tenha tido outros mil ao longo dos 25 anos (!!!!) de série (foi até astronauta YEAH!).  
-Com certeza seu carisma reside em sua perspicácia um tanto inexistente em lidar com situações cotidianas, além de ser careca, gordo, sem educação, malandro, preguiçoso e mesmo assim, estar se lixando pra isso.
-É um DESASTRE como pai de família.
-Nota: Começou de coadjuvante, mas hoje é a ESTRELA da série.



MAMÃE


-A Marjorie (pronuncia-se Márjori e não Marjóri), “Marge” Simpson tem como principal peculiaridade este estranho cabelo azul vertical, e uma voz rouca e rockeira a la Janis Joplin. (Imagine a Janis Joplin dona-de-casa com seu marido Serguei).

-No início, era o único personagem do seriado com alguma sensatez e que botava ordem na casa, mas com o tempo, parece ter desistido de consertar a família insana, ficando bem mais mansa e ter aceitado “entrar na bagunça”.

-A típica dona-de-casa e mãe zelosa, além de ser muito “mulher-macho” quando preciso.  Só possui a macheza superada pela Agnes Skynner (para os leigos, a ‘Mãe do Diretor do Bart’).



A PROLE


 -Bartholomeu (nome inimaginável a uma criança) Simpson, foi o 1° protagonista da série, pelo menos durante as três primeiras temporadas. Tem tudo para seguir a brilhante carreira do pai, vide seu rendimento escolar de 100% de aproveitamento em notas zero.
-Estereótipo do garoto traquina skatista de 10 aninhos, cujas artimanhas beiram (e algumas superam) a delinquência.  E mesmo assim continua sendo o tchutchuquinha da mamãe.
-É também o personagem que mais criou bordões para a série:





-Elisabeth “Lisa” Simpson, de início, puxava o coro para o sentimentalismo, devido ao fato de ser uma garota nerd, deslocada, isolada e revoltada com o mundo. Foi também tendo sua personalidade gradualmente temperada com humor, e agora também “entrou na bagunça”, sendo uma personagem essencialmente (não muito) cômica.
-Ela vive criticando o sistema educacional, e a escola em que estuda, mas... Ela nunca saberá o que é estudar num “Colégio Estadual Deputado Fulano Beltrano” (aqui) aí no Brasil.
-Nota: Curiosamente, é a personagem mais popular no Japão (???).




-Margareth “Mag” Simpson é um bebezinho de chupeta há mais de vinte anos, e apesar de não falar nada, já salvou o pescoço do pai contra a máfia devido a sua habilidade com armas de fogo. (Já atirou no chefe do pai também!).
-Desbancou a Lisa tocando solos maravilhosos de saxofone, e supostamente será a voz de uma geração no futuro.
-Nota: É considerado por muitos fãs, e pelo marciano também, o personagem mais bem trabalhado da série, pois aparece pouco, mas sempre surpreende com algo non-sense! Mesmo dizendo uma única palavra até hoje.



O ALVO DAS CHACOTAS? 


A sociedade estadunidense e mundial como um todo, assim como seus hábitos, costumes, ações, concepções, padrões, regras, sonhos, medos, desejos, enfim, tudo o que os move.  (No fim das contas, vocês da Terra amam rir de si mesmos que eu sei!). Segundo a família amarela:

-Os estadunidenses são fúteis, corruptos, consumistas ao extremo, interesseiros, desrespeitosos e ignorantes com relação ao resto do mundo, e com eles mesmos dependendo da situação.


 -Os australianos são rústicos, caipiras, grosseiros e resolvem crises diplomáticas com agressão física. E ainda bordam uma bunda em sua bandeira nacional.



-Os japoneses são bem educados, inteligentes, que adoram extravagâncias tecnológicas, mas torturam suas criancinhas colocando efeitos luminosos convulsivos em desenhos, e ridicularizam os estrangeiros, expondo-os em situações bizarras e humilhantes em plenos programas de TV, apenas para entretenimento.


-Os ingleses são excessivamente educados, chegando a ser tediosos, cultuam exacerbadamente a Rainha, dirigem de modo caótico, são fisicamente muito mal-apessoados e os homens são praticamente todos afeminados enrustidos.


-Os brasileiros são bandidos desde criancinhas, sexualmente agressivos e ambíguos, vivem junto a animais silvestres nas cidades, estimulam erotização infantil (sentido horário e anti-horário), e possuem dinheiro cor-de-rosa (Nofa Fenhora!).  Isso quase deu um incidente diplomático na vida real, uma vez que o Brasil não tem nada disso, é tão calmo quanto Marte, desprovido de qualquer problema social.

Preferi não por imagens, se você é brasileiro, assistam ao episódio O Feitiço de Lisa para conferirem se eles pegaram pesado ou não com o país tupiniquim.

OS FATOS

-Possui uma veia cômica incomum em séries de TV, pois nunca um seriado soube abranger tantos aspectos da sociedade, seja sociocultural, político, comportamental, musical, artístico entre outros, conseguindo zombar de tudo de maneira bem democrática. Nem a Rede Fox, distribuidora oficial do desenho e “patroa” deles, é perdoada.




-Como o seriado aborda temas diversos, e está a um quarto de século no ar (E se Deus quiser completará um século em exibição), acabou expandindo seu universo de personagens, e hoje Simpsons não se refere mais necessariamente só à família-título, mas a todos os trezentos e poucos (!!!!!!!!) habitantes que compõem a inusitada Springfield


MANDOU BEM


-É um seriado que sempre busca manter-se atualizado, por isso vive se renovando em termos de humor, o que garante a sua LONGEVIDADE.  E os personagens nunca envelhecem (YES!!!!), mas celebram natal, carnaval e aniversários todo ano. Viva o nonsense!!!


-Talvez, tenha sido o primeiro desenho animado a aventurar-se no universo adulto, uma vez que animações até então eram facilmente associadas ao adjetivo infantil. Tanto que Beavis and Butthead, King Of The Hills, Family Guy, American Dad e outros beberam da fonte e resolveram investir no ramo. Portanto, graças a eles, assistir desenho animado não é mais privilégio só da criançada.


-Assim como a turma da vila, Os Simpsons também souberam inserir-se no imaginário do público, e hoje eles são de longe, os personagens mais lembrados da televisão, assim como a risada zombeteira de Nelson Muntz, o bigode de Ned Flunders, o sorriso escrachado do palhaço Bozo Krusty, os óculos de Milhouse, Comichão e Coçadinha, o estilingue de Bart, a rosquinha do Homer e por aí vai!








MANDOU MAL


-Se por um lado, a longevidade garante o fôlego do seriado frente ao público, por outro, é também um estorvo, uma vez que após tanto tempo no ar, com mais de quinhentos episódios já lançados, fica um tantinho difícil encontrar situações que já não tenham sido exploradas.  Alguns episódios parecem somente “encher linguiça” para as temporadas, assim como alguns personagens sofreram transformações em sua personalidade. Ex: Homer era bem mais idiota (e consequentemente divertido) nas primeiras temporadas, e hoje ele é mais um tipo “malandrão”, o que tira a graça do gordo-careca concebido para ser um bobão.




Mas o que vale é o conjunto-da-obra e portanto seu parecer final é:


Nível
Desempenho
Comentário
5
Excelente
Vale cada segundo da audiência!
4
Ótimo
Acima da média, matou a pau!
3
Bom
Descompromissado, mas é diversão garantida!
2
Regular
Frustrante, era de se esperar mais!
1
Ruim
Por favor, há outros canais!

Só para me despedir de vocês, pois o Astronauta agora vai repousar no sofá com a sua família, eis mais um clipe sobre o melhor personagem desta genial e icônica série:


Astronauta de Marte desligo! *thzzz*

Nenhum comentário:

Postar um comentário